quarta-feira, 19 de julho de 2017

Venha a nós o teu reino (Mateus 6.10)


Venha o teu reino



Geralmente nós trabalhamos com a perspectiva de um dia irmos para o reino dos céus, o reino de Deus.

Entretanto, neste oração, Jesus nos ensina a pedir pela vindo do reino até nós.

Muito foi escrito e dito acerca do que seria o reino de Deus (ou dos céus), que dariam livros e livros.

Fato é que nós não temos uma ideia totalmente clara do que seria, de modo que só podemos conjecturar.

De todo modo, reino é o lugar onde um rei reina. Nessa oração, consideramos que o Pai é o rei. Reino é o lugar onde a vontade do rei é feita (que será efetivamente o próximo pedido da oração).

Alguns dizem que os antigos (talvez o próprio Jesus) entendiam que o reino era uma realidade que de repente irromperia na existência humana. Apareceria assim, "do nada", e Deus passaria a reinar sobre toda a face da terra. Haveria vingança contra os inimigos, e a paz seria estabelecida, de um modo ou de outro.

Outros entendem que o reino de Deus é uma realidade moral, que se espalha, pessoa a pessoa, pela vida, pelo exemplo, e pelo ensinamento. Um reino de amor, ensinado de pessoa para pessoa. Enquanto expressão de uma vida verdadeiramente evangélica, Paulo chegou a dizer que "o reino não é comida, nem bebida, mas paz, justiça e alegria no Espírito" (Romanos 17.14). 

Em certo sentido, o reino já chegou e passou por nós. Quando Jesus disse que expulsava demônios pelo dedo de Deus, disse que o reino de Deus era chegado (Lucas 11.20). Ou seja, nesse sentido o reino já veio e que estava no meio do povo (Lucas 17.20-21). Mas ao ler o já mencionado Paulo, vemos que o reino é uma realidade presente, pois se encontra onde houver paz, justiça e alegria no Espírito. Entretanto, nessa oração, Jesus nos ensina a pedir por um reino porvir. Ou seja, o reino já veio, ele está aqui, mas também está por vir!

Assim sendo, nessa oração, eu realmente peço por um reino porvir, entretanto, também eu me coloco como alguém que precisa ser diariamente conquistado para o reino, e também me coloco como agente desse reino, como um embaixador, a fim de levar os valores do reino por onde eu passar.

Alguém já disse. O reino de Deus é onde for realizada a vontade de Deus, de forma voluntária e perfeita. É portanto isso que devemos procurar viver, e é isso que devemos ensinar, e orar para que tudo isso possa se consumar, em nós e através de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário